top of page

Como se comunicar melhor


Na empresa, em casa, com amigos, sempre temos divergências entre o que foi dito e o que foi entendido. Mas muita gente confunde comunicação com outras habilidades que precisam ser desenvolvidas e que refletem na forma de se mostrar ao mundo.


Dale Carnegie, o escritor do best-seller com mais de 90 milhões de exemplares vendidos, é um dos homens mais influentes do séc XX, conseguiu mudar sua realidade através da comunicação. Para ele a comunicação é apenas a embalagem de sua essência e entre todas as técnicas de comunicação e ser você, a escolha é sempre ser você.


Certo, mas como me embalar bem para demonstrar tudo que há de bom em mim em todos ambientes, seja online o off-line? Aqui vão algumas dicas:


Foque no ouvinte e não em você

Lembre-se de que comunicação é transmitir seu conhecimento e seus pensamentos, a fim de que o outro entenda exatamente o que você está vendo dentro de sua cabeça.

Quanto mais você se concentrar em ser claro e transmitir sua mensagem para que os outros entendam – sem querer agradar, impressionar e se mostrar interessante, mais sucesso você vai ter ao montar qualquer fala ou narrativa.


Organize seus pensamentos

Tudo o que vamos falar se origina de um pensamento, estudo ou experiência e normalmente já está automatizado em nossa cabeça e transmitimos do “jeito que vem”. O ouvinte não faz ideia do que estamos falando porque está em outra sintonia, tem outras referências e experiências. A ansiedade é um fator que não pode aparecer, então mais vale o silêncio por alguns minutos para organizar a fala do que ter a resposta de imediato e correr o risco do outro não entender ou fingir que está entendendo e ter que se explicar tudo de novo. E lá se vai a credibilidade e a oportunidade de nos mostrarmos entendidos sobre a nossa explanação.


Fale o óbvio

O que é óbvio para você não é para o outro. Cada um tem uma visão única sobre o mesmo acontecimento, assunto ou procedimento. Aproveite, portanto, cada oportunidade que tem para se expressar. A dica, aqui, é a de que é melhor pecar pelo excesso do que pela falta. E seguindo o passo anterior, você corre menos risco de ser prolixo e ficar falando sozinho.

Entre outras dicas, atente-se à sua autoestima, autoconfiança, ao controle de seu estresse e ao posicionamento de suas convicções, para que elas não interfiram na sua comunicação. Quanto mais você se conhecer, melhor será a sua comunicação.


Dale Carnegie Rio Preto

Rua Francisco Cal, 156 - Vila São José

São José do Rio Preto

Instagram: @dalecarnegieriopreto

Contato: (17) 99737-4098


bottom of page