top of page

Cirurgias robóticas de joelho

Em São José do Rio Preto, procedimento já é utilizado constantemente pelo ortopedista e especialista em cirurgias de joelho, Marcos Zanovelo Bueno


A utilização da robótica na medicina avança a cada dia em todo o mundo e no Brasil não é diferente. Em municípios como São José do Rio Preto, interior de São Paulo, considerado pólo de medicina no estado, os “robôs” já estão presentes em centros cirúrgicos com variadas finalidades. A cidade que no caso da área da ortopedia foi a primeira cidade do interior do Brasil, depois apenas de algumas capitais, a contar com os robôs para cirurgias ortopédicas, conta com diferentes tipos de equipamentos, para a realização de cirurgias robóticas que já foram responsáveis por centenas de procedimentos de sucesso. 


Segundo o ortopedista que foi um dos pioneiros na cidade com mais de 75 casos, especialista em cirurgias do joelho e cirurgião certificado para a realização de cirurgias robóticas, Marcos Zanovelo Bueno, a introdução da robótica trouxe benefícios para todos. Tanto para os pacientes como para os médicos. "É uma evolução irreversível que, sem dúvida, estará cada vez mais presente na medicina. Temos o privilégio de oferecer aos nossos pacientes em Rio Preto a mesma tecnologia e qualidade disponíveis nos grandes centros mundiais", afirma.


Ainda segundo o Dr. Marcos, na especialidade da ortopedia um dos maiores problemas de saúde são ligados aos quadros de desgaste dos joelhos, chamada de artrose, que são desgastes da cartilagem que tem a função de amortecer os impactos nos joelhos, podem ocorrer com a idade ou por várias razões, como doenças reumatologias, sequelas de traumas e fraturas por exemplo. Esses desgastes provocam o atrito entre os ossos do joelho, fazendo com que a pessoa sofra com uma dor forte e constante, limitação de movimentos e, muitas vezes, seja incapaz de realizar atividades simples do dia a dia. Para os casos avançados, sem melhora com os tratamentos não cirúrgicos, a solução para reverter o problema é uma cirurgia chamada artroplastia, que vai substituir a articulação doente por uma prótese. O procedimento permite retomar a função articular, eliminando a causa da dor e da limitação de movimentos, melhorando muito a qualidade de vida do paciente, que pode voltar às atividades normais, inclusive a prática de exercícios físicos orientados como musculação, bicicleta, caminhadas, natação, entre outras atividades.


Esse tipo de cirurgia tem evoluído ao longo dos anos com técnicas que minimizem a agressão cirúrgica em ossos, músculos, ligamentos e tendões adjacentes à articulação. O ponto alto dessa evolução em nível mundial é a tecnologia robótica.


Atualmente, dois equipamentos robóticos estão em operação em Rio Preto para cirurgias ortopédicas. O primeiro é o Rosa Knee System, desenvolvido pela empresa americana Zimmer Biomet, disponível no Hospital Austa e dedicado a cirurgias no joelho. O segundo é o Mako, da empresa americana Stryker, instalado no Hospital Beneficência Portuguesa, que pode ser utilizado em procedimentos cirúrgicos tanto no quadril quanto no joelho.


Ambos os sistemas consistem em braços robóticos que utilizam tecnologias avançadas de computação para fornecer uma análise contínua e precisa, tanto pré-operatória quanto intraoperatória, dos dados anatômicos do paciente. Esses sistemas auxiliam na tomada de decisões complexas, como o cálculo do posicionamento de próteses, escolha do tamanho dos implantes, planejamento dos cortes ósseos, e balanceamento dos movimentos do joelho durante a cirurgia, garantindo assim um procedimento altamente personalizado e preciso. “O procedimento sempre é realizado por um médico certificado que opera com ajuda de um braço robótico que o auxilia na realização da cirurgia com movimentos seguros e precisos. Os benefícios da cirurgia robótica são muitos. Com ajuda desses robôs conseguimos, com altíssima precisão, realizar cortes ósseos, fixar corretamente a prótese baseada na anatomia de cada paciente e fazer o balanceamento ligamentar de forma mais precisa, melhorando a durabilidade da prótese, diminuindo os casos de reoperações e por ser menos invasiva, diminui riscos de sangramentos, edemas entre outros, fatores fundamentais para a recuperações são mais rápidas, menos dolorosas, e a melhor experiência para os pacientes, explica o ortopedista.


Para mais informações a respeito do procedimento, basta acessar o site www.drmarcosbueno.com.br ou entrar em contato pelo telefone (17) 3211-4770. Instagram @dr.marcoszanovelobueno.


Comments


bottom of page