top of page

A importância do médico geriatra

A geriatra Ana Carolina Garcia Garcia destaca o papel crucial que sua especialidade desempenha na vida dos pacientes


Adentrar o consultório da Dra. Ana Carolina Garcia Garcia, é mais do que uma simples visita médica, é uma experiência que nos leva de volta a uma época em que o cuidado com o ser humano era uma arte refinada. Como uma médica geriatra dedicada, ela não apenas trata das doenças de seus pacientes, mas também os enxerga como seres holísticos, cujas necessidades vão além do físico.


Sua abordagem compassiva e personalizada resgata a essência da medicina, onde cada indivíduo é tratado com dignidade e respeito, promovendo não apenas a saúde física, mas também o bem-estar emocional e espiritual.


O médico geriatra desempenha um papel vital na saúde e no bem-estar das pessoas, principalmente nos idosos. Ana Carolina explica que a geriatria é uma especialidade médica voltada para a prevenção, diagnóstico, tratamento clínico e reabilitação dos problemas relacionados ao envelhecimento.


O geriatra lida com a complexidade dos problemas médicos desta fase da vida. E dentre os principais objetivos estão a preservação e a recuperação da independência e da autonomia funcional das pessoas idosas, considerando os limites individuais.


Segunda a Dra. Ana, para o médico geriatra a idade cronológica nem sempre é compatível com a idade funcional, visto ser esta a maior fase da vida e a mais heterogênea também. “Por isso, apesar de ser visto como um especialista em pessoas acima de 60 anos, não existe uma regra sobre quando se deve procurar um geriatra. Isto dependerá muito das comorbidades já existentes, preocupações, expectativas e intenções preventivas de cada pessoa, mesmo que mais jovem”.


Ana ainda explica que durante a vida adulta costumamos acumular especialistas e medicamentos, trazendo, muitas vezes, prejuízos e interações ruins. Por isso é tão importante ter um geriatra como maestro desta equação, na busca do envelhecer com maior segurança, saúde e qualidade de vida. “Procuro dedicar atenção especial aos idosos frágeis ou em risco de fragilidade, reconhecendo a importância de uma abordagem integral. Minhas intervenções são sempre guiadas pelo prognóstico individual de cada caso, levando em consideração a expectativa de vida e os objetivos terapêuticos e investigativos específicos desse grupo. Por essa razão, os protocolos de outras especialidades nem sempre são adequados para esses pacientes”.


Por fim, a médica destaca a importância não apenas de cuidar do idoso, mas também de fornecer orientações contínuas para a família e cuidadores, visando promover o bem-estar e a qualidade de vida do paciente. Ademais, ela ressalta a valorização do estado psicossocial e emocional do idoso, bem como o respeito às suas vontades e limitações, que podem mudar ao longo do tempo conforme novas experiências vivenciadas. “O meu compromisso é oferecer cuidados personalizados e compassivos, beneficiando não só os meus pacientes, mas também trazendo clareza e segurança para todos ao seu redor, promovendo assim um envelhecimento saudável e com qualidade de vida para aquele idoso”.

Dra. Ana Carolina Garcia - Médica Geriatra - CRM: 120832/SP - AMB 139601



Comments


bottom of page