A importância de saber se comunicar


Precisamos nos fazer entender e compreendermos uns aos outros, e através dessa necessidade nós conquistamos um dos principais fatores: a comunicação!

Ela consiste em um processo que envolve a troca de informações, sendo uma parte importante da vida, e um processo fundamental.

Seja em família ou em um negócio, a falta de importância à comunicação significa perder oportunidades de construção de um bom relacionamento, item fundamental para prosperar em qualquer área de nossas vidas. Além disso, como se sabe, somos todos seres humanos e, por consequência, seres relacionais que precisam garantir relacionamentos positivos e úteis.


Na vida pessoal, a comunicação constitui-se como um fator importante para que possamos transmitir nossos desejos, informações, ideias, etc... É evidente que quem não se comunica de maneira eficaz, acaba por ficar de fora do círculo que nos permite sentir parte integrante de um todo.

No campo empresarial os conceitos caminham juntos, pois as informações produzidas e transmitidas causam impactos na vida de todos, tanto em termos da criação de um ambiente produtivo até no desenvolver de tomadas de decisões que possam impulsionar a organização de forma positiva.

Para alcançar a “eficácia na comunicação” precisamos trabalhar aspectos importantes de autoconfiança, de partilha de sentimentos, pensamentos, desejos e, inclusive, de fatores que ultrapassam o dizer, mas que envolvem atitudes e até o silêncio.

Alguns itens importantes:


Se comunicar de forma objetiva e simples

Certificar com o interlocutor se este compreendeu aquilo que foi dito

Seja espontâneo

Procure conseguir dizer o que pretende no menor tempo possível, de modo calmo e pausado.

Prepare-se (não decore) para dizer aquilo que quer comunicar, pois o preparo traz segurança

Procure melhorar sua linguagem não-verbal

Tenha um vocabulário vasto, mas lembre-se de ser compreensivo;

Trabalhe sempre com feedbacks sobre sua comunicação. Tente aceitar as observações pertinentes e trabalhe as deficiências aparentes em sua comunicação.