top of page

À moda de Petrô Stival

Por Helô Machado


Noite de verão, aproximadamente uns 28 anos atrás, … Fui convidada por uma amiga a assistir um desfile de moda, quando soube que era de Petrô Stival, não poderia perder a oportunidade de conhecê-la pessoalmente e cumprimenta-la.


Eu já tinha ouvido falar muito da Petrô: que ela fazia roupas lindíssimas, que tinha muito bom gosto, que era uma mestra em lidar com tecidos e eu queria conhecê-la! Mal sabia que estaria selando em poucos minutos uma forte amizade com ela, obtendo assunto para minhas matérias de moda e ganhando sua confiança para a apresentação dos desfiles da sua moda linda!

Foi assim que aconteceu: no dia seguinte, eu já estava tomando um café com ela e sua filha Patrícia, mão direita da Petrô até hoje, na sala da sua loja/atelier. E ali, eu fiquei sabendo que Petrô Stival nasceu em Monte Aprazível, passou sua juventude em São José do Rio Preto e mais tarde veio para São Paulo, para trabalhar! Onde? Simplesmente, ela teve o privilégio de se dedicar à moda, ao lado de uma mulher encantadora, praticamente a única a fazer Alta Costura no seu tempo: a festejada Mme. Rosita, na Av.Paulista.

Esse período com a grande costureira - nos anos 70, ainda não se dizia estilista - foi marcante e definitivo. Ela aprendeu muito e percebeu que era exatamente o que queria fazer durante toda a sua vida: uma moda que vestisse a mulher com criatividade, elegância e bom gosto, partindo sempre do estilo pessoal de cada uma.

Foi com esse objetivo que Petrô abriu seu primeiro ateliê no bairro do Pacaembu. Exatamente ali onde eu estava!

A cada encontro, eu fui conhecendo não apenas a grande profissional, que embelezava a mulher com sua roupa, mas também a pessoa especialíssima, sempre pronta a ouvir o que a amiga, a conhecida, a cliente tinha para contar.

E até hoje é este o grande talento diferenciado de Petrô Stival: ouvir com calma para depois decidir, dar as opções para cada ocasião! Dos trajes sofisticados para os grandes momentos - festas de 15 anos, bailes de formatura, noivados, casamentos: noivas, mães e madrinhas - ou para o dia a dia, nas horas de lazer ou de viver mais chique. O estilo Petrô Stival se reflete em cada modelo, em cada detalhe. Para ela, cada mulher é única e deve ser tratada assim através de uma roupa, que tenha seu estilo próprio. Me contaram que sua loja conceito, sempre recheada de novidades, aproxima cliente e marca, uma novíssima tendência do mercado contemporâneo.

E, mesmo sem estar com a Petrô (que saudades!!), desde que ela e Patrícia se mudaram para Rio Preto, sei que continua seu trabalho com suas clientes de São Paulo, como com a nova clientela da região, oferecendo escolhas variadas de peças que combinam entre si, mas que se enquadram no estilo Petrô Stival.


Não vejo a hora de conhecer seu espaço!!!

Helô Machado

(Jornalista)


Petrô Stival

R. Antônio de Godoy, 4053 - Redentora

São José do Rio Preto/SP

(17)3222-3222


Comentarios


bottom of page